sexta-feira, 25 de março de 2011

Último final de semana para ver a exposição Islã: Arte e Civilização

Com as mobilizações políticas no norte da África que estão ocorrendo em 2011, não deixa de ser uma boa ideia conhecer mais sobre a cultura islâmica. Afinal, há mais de um bilhão de muçulmanos espalhados pelo mundo -- a maioria localizada no Oriente Médio, África e Ásia -- que aparentemente estão empreendendo uma tentativa de aproximação às ideias e práticas democráticas. 

Neste sentido, um evento oportuno é a exposição Islã: Arte e Civilização, que está exposta até 27 de março no CCBB (entrada franca, endereço abaixo).

A mostra reúne mais de 300 obras que contam 1.400 anos da história do Islã, muitas saídas pela primeira vez dos acervos do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e peças do Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu do Tapete, no Irã.

Para quem está mais acostumado com as mostras interativas, trata-se de uma exposição à moda antiga, daquelas com peças de época – algumas do século VI d.C. – bem protegidas por vidros espessos. Mas o esforço para não tocar em nada vale a pena. Não se esquece a primeira vez que se vê um astrolábio (foto) – um dos instrumentos que permitiram as grandes navegações no século XV/XVI.

Para quem é da área da escrita, memorável conhecer um cálamo, instrumento para escrever feito de um pedaço de cana ou junco afinado na extremidade. Foi graças àquele caninho singelo, embebido em uma espécie de tinta feita à base de carvão e goma arábica – resina exsudada de algumas espécies africanas do gênero Acacia – que muito da saga humana pode ser registrada. Aliás, por meio de outra memorável invenção árabe: o alfabeto. Segundo Houaiss, a palavra deriva do latim tardio alphabétum, que por sua vez provêm do grego alphábétos, uma aglutinação dos nomes das duas primeiras letras gregas álpha e beta.

Em tempo: o espaço do Centro Cultural do Banco do Brasil é um espetáculo à parte. É grandioso conhecer jóias como o bracelete de ouro para antebraço do século XII (foto) e a coleção de moedas antigas de vários períodos nos cofres que cunharam e guardaram as moedas brasileiras em boa parte do século XX.

Monica Martinez
Fotos: divulgação.

Serviço
Data: De 18 de janeiro a 27 de março
Horário: Terça a domingo das 10h às 20h
Local: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Recepção/Informações: Terça a domingo, das 10h às 20h
Telefones: (11) 3113-3651/52
Classificação: Livre
Entrada Franca