sábado, 25 de abril de 2009

A flora da Ilha da Madeira


A Ilha da Madeira é um jardim, sobretudo para quem a visita na primavera e no verão, quando as plantas explodem de vida. Vários parques públicos, como a Esplanada localizada nas imediações da marina, na cidade de Funchal, são passeios gratuitos de encher os olhos.

Afinal, as temperaturas médias anuais, em geral acima dos 20 graus celsius, são muito generosas para o desenvolvimento da vegetação.

Predomina na ilha o clima subtropical, com características do clima tropical na costa sul e temperado na costa norte.

Conforme o olhar do turista se acostuma ao novo cenário, contudo, percebe que as belas flores não são tão nativas quanto sugerem os cartões postais da ilha. Na verdade, trata-se de uma seleção de espécies de todo o mundo, que se adaptaram muito bem ao local.

É o caso da strelitzia ou ave-do-paraíso, que decora muitas das peças de artesanato. Espécie também comum no Brasil, ela é nativa da África do Sul. Da mesma região do planeta é o agapanto (Agapanthus africanus), que tinge de azul a ilha de abril a meados de agosto.

Convém ressaltar, há muitas espécies nativas belíssimas devido à exuberante laurissilva, floresta que cobria a ilha antes da colonização. Usada como madeira e lenha pelos colonos pioneiros e declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 1999, a laurissilva está sendo recuperada.

Exemplo é o projeto de reflorestamento do Pico do Arieiros, onde mais de um milhão de árvores foram plantadas.

Uma das espécies nativas mais bonitas é a Massaroco (Echium candicans), arbusto perene que embeleza a ilha na primavera e no verão com suas flores roxas de mais de vinte centímetros (foto).

Texto e foto: Monica Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário