terça-feira, 28 de abril de 2009

Funchal: a capital da Ilha da Madeira



Funchal é a capital da Ilha da Madeira. Abriga 105 mil dos 250 mil habitantes da ilha. Trata-se de uma das cinco cidades madeirenses (os demais municípios são Santana (a norte), Machico (nordeste), Santa Cruz (leste), e Câmara dos Lobos (oeste).

Fundada em 1424 por João Gonçalves Zarco, a cidade se espraia pelas colinas próximas, de onde se vê o porto que acolhe os cruzeiros que derramam cerca de 3 mil turistas cada por dia. Não poderiam ser desembarcados em local melhor, pois à distância de uma caminhada encontram várias atrações, como o centro histórico, o mercado municipal, vários restaurantes e até o teleférico.

Pelos seus bons ares, a cidade era muito procurada como estação de saúde. Quem lá aportou para se recuperar foi a imperatriz Sissi, da Áustria (Elizabeth Wittelsbach, 1837-1898), e o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill (1874-1965). Conhecido pela sua atuação na 2ª Guerra Mundial, Churchill tinha a pintura como hobbie e registrou algumas cenas da ilha em suas telas durante férias na ilha.

Funchal deve seu nome ao funcho (Foeniculum vulgare Mill.), planta aromática e comestível nativa do Mediterrâneo que é encontrada em estado silvestre com bastante profusão no local.



Texto e fotos: Monica Martinez

2 comentários:

  1. Funchal é maravilhoso! Eu passei minha lua de mel na Ilha da Madeira - posso dizer que é maravilhosa!!! Valeu-me cada centavo! Recomendo a todos que reservem hotéis e voos com antecedencia (em sites de Portugal mesmo, como http://www.hotel.pt/ ou http://multihoteis.com . Mas não deixem de passar por lá! É um dos lugares para se ir antes de morrer, com certeza!

    ResponderExcluir
  2. De fato, só posso dizer que vocês escolheram um lugar especial para um evento também especial como uma lua-de-mel.

    Um abraço grande,

    Monica

    ResponderExcluir